#PRESS RELEASE

Nota de pesar pelo falecimento do conselheiro Daniel da Fonseca

04.03.2024 - Atualizado 11.03.2024 às 08:31 |

É com consternação que o Observatório do Clima recebe a notícia da morte do diplomata Daniel Machado da Fonseca, chefe da Divisão de Ação Climática do Ministério das Relações Exteriores.

Especialista em negociações internacionais na área de energia, Fonseca era um experiente integrante do grupo que busca reconstruir o protagonismo brasileiro no debate climático internacional, e havia sido nomeado para coordenar a Força-Tarefa para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima do G20. Teve papel central, como porta-voz do grupo dos países em desenvolvimento, na construção do acordo que permitiu uma decisão sobre transição justa na COP28, em 2023. Ele foi vitimado por um infarto neste domingo (3), enquanto participava de uma reunião do Fundo Verde do Clima em Kigali, Ruanda.

Sua ausência será sentida neste momento em que os olhos do mundo se voltam ao Brasil, que preside o G20 e a COP30, em busca de liderança na corrida para tentar limitar o aquecimento global a 1,5oC nesta década crítica.

Nossa solidariedade com a família de Daniel neste momento.

 

Marcio Astrini
Secretário-executivo
Observatório do Clima

Related

Nossas iniciativas