Abertas as inscrições para curso que forma líderes em Clima, Floresta e Agricultura
Conteúdo se baseia em princípios e práticas de Governo Aberto. Inscrições estão abertas até o dia 20 e as vagas são limitadas
O Imaflora e parceiros promovem o primeiro curso indicado a profissionais que atuam com políticas públicas florestais, agrícolas e climáticas. O objetivo é difundir o conceito, os princípios e as práticas de Governo Aberto, além de aproximar organizações que atuam com o tema.
O conteúdo é voltado a membros de organizações da sociedade civil, setor privado e órgãos públicos que atuam com Clima, Floresta e Agricultura. Serão abordados conhecimentos práticos e teóricos em temas como Transparência, Acesso à informação e dados abertos, Participação Social, Governo aberto e Accountability.
O coordenador de políticas públicas do Imaflora, Renato Morgado, afirma que o bom funcionamento de instrumentos de participação, de transparência e de prestação de contas, ou seja, de governo aberto, são condições essenciais para a elaborar e implementar políticas públicas e conciliar conservação ambiental, desenvolvimento econômico e garantia de direitos.
O curso de Governo Aberto para lideranças em Clima, Floresta e Agricultura é promovido pelo Imaflora, com o apoio da CLUA (Climate and Land Use Alliance) e parceria das instituições Artigo 19, Escola de Dados, Open Knowledge Brasil, Agenda Pública, Observatório do Clima, Observatório do Código Florestal, ICV (Instituto Centro de Vida), Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e Fellowship OEA de Governo Aberto nas Américas.
O curso é gratuito e está organizado em três etapas: a primeira a distância, em setembro; a segunda, presencial, na sede do Imaflora (4, 5 e 6 de outubro); e a terceira, voltada à elaboração de projetos e conclusão dos tabalhos (em dezembro).
As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até o dia 20 de agosto no site do Imaflora e os interessados podem se inscrever no processo seletivo. Para ampliar a participação dos interessados, o Imaflora vai avaliar eventuais subsídios aos candidatos que necessitem. Mais informações aqui.