Encontro internacional no Rio debate a relação entre clima e segurança
Especialistas discutem estratégias para manter a população protegida com o aumento da temperatura global
O impacto das mudanças climáticas sobre a segurança nacional será tema de um evento que acontece na próxima sexta-feira (18) no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é debater os riscos e as ações de segurança em um planeta onde as secas, enchentes e eventos climáticos extremos serão cada vez mais comuns.
A elevação da temperatura do planeta, como se sabe, tem o potencial de agravar conflitos e gerar prejuízos políticos e sociais aos países. A guerra civil na Síria aconteceu após uma violenta seca comprometer as safras e elevar os preços dos alimentos para a população. No Iêmen, a escassez de água somada à instabilidade do país prolongou o conflito.
No Brasil, a mudança no regime de chuvas pode trazer sérias consequências para o abastecimento e para a produção de energia. O aumento do nível do mar pode inviabilizar a infraestrutura de cidades e provocar o deslocamento de um grande número de habitantes que vivem em regiões costeiras.
Entre os palestrantes confirmados estão John Conger, diretor do Centro Clima e Segurança, dos Estados Unidos; Alexander Carius, fundador e diretor geral da Adelphi, da Alemanha; e Marianela Curi, diretora executiva da Fundação Futuro Latinoamericano, do Equador. O evento é promovido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e pela Embaixada da Alemanha, em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.
Encontro Internacional sobre Clima e Segurança
Data: 18 de maio
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Centro de Convenções RB1 – Av. Rio Branco, 1 – Centro, Rio de Janeiro
Inscrições gratuitas: https://goo.gl/oEUT7F