Energia solar pode ser solução para a crise energética do Brasil
Oportunidades e falta de incentivos à geração de energia solar foram tema de discussão em seminário promovido pelo Greenpeace e pela Câmara de Vereadores de São Paulo
A energia solar é uma das soluções para a crise energética brasileira e encontra condições favoráveis para ser parte importante da matriz energética no Brasil. No entanto, apesar de todas suas vantagens, a geração de energia solar ainda engatinha no Brasil. Hoje, um dos principais entraves são os tributos que incidem na eletricidade do consumidor que opta por gerar sua própria energia ou em componentes e equipamentos de um sistema fotovoltaico. Também faltam linhas de financiamento específicas que sejam interessantes e vantajosas para que os brasileiros optem pela geração distribuída.
O tema foi discutido em um seminário promovido pelo Greenpeace e pela Câmara de Vereadores de São Paulo. Também foram apresentadas as vantagens do investimento nesta fonte de energia, como a geração de empregos e os ganhos para a economia brasileira. A energia solar é uma fonte limpa, renovável, com baixa emissão de gases de efeito estufa – um dos responsáveis pelas mudanças climáticas – e baixo consumo de água, ao contrário das termelétricas, por exemplo.
Leia mais sobre o debate, no site do Greenpeace.