Lula durante coletiva na Etiópia, em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

#PRESS RELEASE

OC pede a Lula inclusão de combustíveis fósseis na agenda de COP30

Implementar decisão de Dubai é urgente e representa oportunidade para o Brasil, diz carta

07.03.2025 - Atualizado 19.03.2025 às 12:25 |

DO OC – O Observatório do Clima enviou no último dia 25 uma carta ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo a inclusão do debate sobre a eliminação dos combustíveis fósseis na agenda da COP30. O pedido também foi enviado à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e à dupla da presidência da COP, André Corrêa do Lago e Ana Toni.

Segundo o documento, a segurança social e econômica de bilhões de pessoas afetadas diariamente por eventos climáticos extremos depende de uma ação rápida e decidida para eliminar os combustíveis fósseis, tal qual delineado na decisão da COP28, em 2023 em Dubai. “No entanto, isto não é, ainda, nem sequer um item de negociação na agenda da COP30. Para que a transição saia do papel de uma forma justa, ordenada e equitativa, acelerando a ação nesta década crítica (ou seja, nos próximos cinco anos), a fim de alcançar o zero líquido até 2050, ela precisa ser articulada entre os países.”

Para o OC, o Brasil, como anfitrião da COP e grande produtor de petróleo do Sul Global, está bem posicionado para liderar esse debate, que precisa definir critérios de justiça e equidade para a transição, além de um calendário para que ela ocorra – itens que não constam da decisão de Dubai.

A rede também aponta outras áreas prioritárias de negociação para a COP: adaptação (considerando gênero e raça), transição justa, florestas, e financiamento.

Leia a carta.

Related

Nossas iniciativas