#NEWS

COP19: Sociedade civil e jovens preparam marcha em Varsóvia

As ruas da fria Varsóvia deverão receber amanhã milhares de pessoas para uma marcha que prometer fazer barulho em favor de ações e compromissos mais ambiciosos nas negociações internacionais em clima que acontecem na capital polonesa desde segunda passada.

07.01.2015 - Atualizado 11.03.2024 às 08:26 |
OC. 15/11/2013
Bruno Toledo
As ruas da fria Varsóvia deverão receber amanhã milhares de pessoas para uma marcha que prometer fazer barulho em favor de ações e compromissos mais ambiciosos nas negociações internacionais em clima que acontecem na capital polonesa desde segunda passada.
Organizações da sociedade civil e grupos de jovens de diversos países do mundo presentes na COP19 pretendem pressionar os negociadores e mobilizar a população de Varsóvia em torno dos problemas causados pelas mudanças climáticas, principalmente no contexto da tragédia que as Filipinas vivem desde o sábado passado por causa da passagem do tufão Hayan no litoral do país, causando a morte de milhares e afetando a vida de outras milhões de pessoas. O chefe da delegação filipina na COP, Yeb Sano, está em greve de fome desde o começo da COP para pressionar as delegações oficiais em favor de decisões efetivas no financiamento internacional de ações de adaptação e de recuperação em países em desenvolvimento. Diversos representantes de organizações da sociedade civil acompanham Sano nesse jejum, também com a esperança de sensibilizar os negociadores em Varsóvia.
A marcha também deve mirar alguns países que não colaboraram com as negociações nessa primeira semana. Um deles é a Austrália, que até esta sexta recebeu por três vezes o “prêmio” Fossil of the Day, organizado pelo Climate Action Network (CAN International), por causa do desmantelamento de boa parte de suas instituições e políticas que lidavam com a questão climática no país e do seu comportamento pouco cooperativo nessa COP. Outro país que deve entrar na “mira” é o Japão, que hoje anunciou mudanças em suas metas de redução que na prática acabam aumentando suas emissões (saiba mais aqui). A posição do governo polonês, anfitrião da COP19, também não é agradável, já que persistem críticas à postura política do país nas negociações em Varsóvia, entre elas o fato de promover um evento internacional sobre carvão – fonte que alimenta mais de 90% do consumo de energia no país – paralelo à COP.
 
Nesta tarde, um grupo de jovens da SustainUS Youth protestou em um dos saguões do Estádio Nacional, sede da Conferência, criticando as negociações da COP. O ato “With Love, from COALand” protestou contra manobras obstrucionistas que as delegações estão adotando nas discussões em Varsóvia. Eles coletaram uma mala cheia das maçãs que estão sendo distribuidas no estande do governo polonês com o logo da COP desenhado a laser, e ironicamente montaram um pacote de ajuda para as Filipinas. Com o mote “Enough distraction, where is the action?” (Chega de distração, cadê a ação?), os jovens apontaram a mala com maçãs como uma alegoria das promessas vazias que são feitas e quebradas durante as COPs.
Fotos: Bruno Toledo/OC

 

Related

Nossas iniciativas